Onde as pessoas podem se informar sobre caminhos alternativos

  1. image003

Enchentes, obras, desvios, eventos e afins, são motivos que levam os motoristas a buscarem caminhos alternativos. No caso de qualquer ocorrência referente à interferência no tráfego, é importante ter algo para informar o motorista para que ele consiga parar a tempo. Por isso, existem os PMVs que operam em tempo real, podendo ter mensagens alteradas em questão de segundos a partir da ação dos operadores do Centro de Controle Operacional.

Com 8,4 m de largura, 2 m de altura e cerca de 800 kg de peso, cada PMV é instalado em pórticos metálicos a uma altura de 6,5 m da pista. O aparelho apresenta um display monocromático composto por 145 placas de LED, totalizando 25.520 mil LEDs, com a visualização a centenas de metros de distância. A capacidade é de mensagens com até nove linhas com 53 caracteres cada, podendo variar conforme o tipo, altura e espaçamento dos mesmos, bem como do espaçamento entre as linhas. Esse tipo de equipamento é utilizado nas mais modernas rodovias do País para estabelecer comunicação preventiva com os motoristas.

Outro equipamento bastante usado para sinalizar caminhos alternativos são os sinalizadores direcionais móveis que oferecem uma excelente visibilidade principalmente em situações que se façam necessária. Ele é composto por oito diferentes tipos de sinais, efeito e velocidade configurável.

Além desses, existem também outro método de informação que pode ser usado pelos motoristas é consultar o site do CET (Companhia de engenharia de tráfego), lá pode ser encontrado diversas orientações sobre rotas alternativas, até o código de transito Brasileiro. O CET orienta e disponibiliza diversos equipamentos para orientar os motoristas em situações de risco ou de trânsito.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *