Enchentes em grandes cidades e a influência que causam no trânsito

  1. image001

As enchentes são fenômenos naturais que acontecem quando a precipitação é elevada e a vazão ultrapassa a capacidade de escoamento, ou seja, quando a chuva é intensa e constante, a quantidade de água nos rios aumenta, transbordando para as margens dos rios. Todos esses canais de escoamento possuem uma área de várzea para receber o “excesso” de água, quando ela ultrapassa os limites dos canais. Várias situações podem ser a causa de enchentes em grandes cidades, mas entre as principais estão, a quantidade de lixo que se encontra nos bueiros, erros de projetos e ocupações irregulares.

A relação das chuvas intensas com as enchentes é que mesmo chuvas rápidas, a intensidade não permite que o volume precipitado escoe a tempo de não represar as águas nos pontos de estrangulamento, que normalmente são os bueiros e as pontes. O desmatamento intenso e as construções de residências, prédios, empresas que ocupam as áreas de várzeas acarretando o aumento de temperatura principalmente nos centros urbanos em relação às áreas que são consideradas periféricas. Essa diferença de temperatura em algumas cidades chega atingir até 10ºC.

Além do desmatamento e da impermeabilização do solo, o consumo de combustíveis fósseis por automóveis torna a cidade uma fonte de calor, fazendo com que determinados pontos acumulem calor, ficando mais quentes chamados de ilha de calor. Esse aumento na temperatura nos centros urbanos intensifica a evaporação, o resultado é o aumento da quantidade de chuvas no local. Os lixos que as pessoas jogam na rua, entopem os bueiros e alagam todo o local, dificultando o tráfego de carros, causando ainda mais trânsito e desconforto aos cidadãos.

As soluções para as enchentes urbanas que estão relacionadas às práticas ambientais são as seguintes: evitar desmatamentos, para que não ocorram os assoreamentos; não jogar lixo em valas, para não obstruir os canais de drenagem; aumento das áreas verdes, para aumentar a infiltração; e revitalização de rios, para evitar as enchentes, entre outras razões. Sem essas soluções, fica impossível o trânsito nas cidades, por exemplo, em dias de muita chuva, São Paulo chega a ter 21 pontos de alagamento.

Portanto é necessário tomar alguns cuidados quando se enfrenta enchente no trânsito. É importante sempre verificar o freio do carro, em caso de estar no meio da água, andar com uma aceleração constante e se o motor desligar deixe-o.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *